quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Onde as jangadas de pedra flutuam

Uma boa questão de aula : Em que medida os dados que apoiam a existência de uma zona de baixas velocidades no manto superior, contitui um forte argumento a favor da Teoria da Tectónica de Placas?

Muitos pressupostos da Teoria da Tectónica de Placas assentam na ideia de que as rochas litosféricas flutuam sobre uma zona plástica do manto. A importância da descoberta de uma zona de baixas velocidades para a Teoria da Tectónica de Placas é que ela constitui a prova da existência da astenosfera.


Se ampliarmos a zona dos 100 aos 350 km de profundidade, verifica-se que as ondas sísmicas não apresentam um com­portamento constante.
 A velocidade das ondas sísmi­cas aumenta com a profundidade, no entanto, entre os 100 e os 200 km de profundidade, a velocidade das ondas S e P diminui (a velocidade das ondas P diminui dos 8,5 km/s para os 7,5 km/s), sem que as ondas S se anulem.
Esta diminuição da velocidade das ondas sísmicas é explicada por uma dimi­nuição da rigidez dos materiais, já que a composição do manto superior não sofre alterações.

Supõe-se que existe um aumento da temperatura capaz de fundir alguns dos materiais constituintes desta zona, o que provoca a diminuição da rigi­dez. Esta zona é conhecida por zona de baixas velocidades e permitiu a definição de uma zona conhecida por astenosfera. A litosfera corresponde à zona rígida, de maior velocidade das ondas sísmicas, e que se encontra colocada superiormen­te em relação à astenosfera.

Sem comentários:

Enviar um comentário