quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Descontinuidade de Moho

Uma das grandes dificuldades diagnosticadas nos alunos de Geologia 10º, diz respeito à interpretação dos dados obtidos por Mohorovicic. Pode ser que neste post algumas dessas dúvidas fiquem esclarecidas.

Observe com atenção a figura seguinte.



Na figura pode observar-se o comportamento das ondas sísmicas S e P em profundidade até serem registadas nas estações sismográficas A, B e C, segundo um estudo efectuado pelo geofísico Mohorovicic.

A chegada das ondas sísmicas à estação A efectuou-se um pouco mais cedo do que o previsto.
À estação B, as ondas sísmicas tam­bém chegaram mais cedo do que o previsto e com uma maior diferença de tempo.
As ondas que foram registadas na estação C chegaram muito mais cedo do que o pre­visto, o que significa que estas ondas se deslocaram a maior velocidade do que as ondas regista­das nas estações A e B.

A diferença existente entre estes três conjuntos de ondas foi a profundidade a que elas se des­locaram.
As ondas registadas na estação A deslocaram-se a menor profundidade e a menor dis­tância, deslocando-se as ondas registadas na estação C para mais longe e a maior profundida­de. A explicação para as diferentes velocidades das ondas sísmicas deve-se, então, à profundi­dade, pois a velocidade das ondas aumenta com a profundidade.

Ainda com base na figura, podemos verificar que a forma de propagação das ondas sísmicas não é uma trajectória rectilínea, mas sim uma trajectória curva em direcção à superfície, o que significa que as ondas são sucessivamente desviadas, refractadas, o que se explica pela dife­rente composição do material.
A Terra, por isso, não é homogénea.

Sempre que exista, como no caso das ondas sísmicas registadas na estação C, uma grande alteração, quer na velocidade, quer na trajectória, isso significa que as ondas atravessaram uma região de maior heterogeneidade, isto é, uma superfície de descontinuidade.

Fazendo uma última análise à estação C, verifica-se que nessa estação chegam dois conjuntos de ondas sísmicas, as ondas P e S e as ondas P' e S'. As ondas P e S, chegadas em último lugar, embora tivessem vindo directamente do epicentro até à estação C, propagaram-se a pequena pro­fundidade, e, por isso, a baixa velocidade e constituem as chamadas ondas directas. As ondas P' e S', registadas em primeiro lugar, foram refractadas, pois encontraram materiais de composição diferente e chegaram, por isso, indirectamente à estação C. Estas ondas deslocaram-se a maior profundidade, adquiriram uma maior velocidade e são designadas ondas indirectas.
Na estação A e B, próximas do epicentro, foram apenas registadas ondas directas, enquanto na estação C, mais afastada do epicentro, foram registadas ondas indirectas e, posteriormente, ondas directas.

Resumindo, o estudo da propagação das ondas sísmicas revelou as seguintes conclusões:
(IMPORTANTE PARA EXAME E TESTES DE AVALIAÇÃO)

  • As ondas sísmicas são registadas em estações sismográficas distantes do epicentro num espaço de tempo menor do que o esperado, se a Terra fosse homogénea.
  • Quanto maior é a distância epicentral, maior é a diferença entre o tempo de chegada das ondas sísmicas e o tempo esperado para a sua chegada.
  • Quanto maior é a distância epicentral, mais profundamente as ondas sísmicas mergulham, e maior a sua velocidade, do que se conclui que a velocidade das ondas sísmicas aumenta com a profundidade.
  • As ondas sísmicas propagam-se mais lentamente nas rochas mais quentes e menos rígidas, enquanto a sua velocidade aumenta com a diminuição da temperatura e com a rigidez.
  • As ondas S não se propagam em meios de rigidez nula (meio líquido), enquanto que as ondas P diminuem a sua velocidade.
  • A velocidade das ondas sísmicas diminui com o aumento da densidade.
  • A velocidade das ondas sísmicas aumenta com a profundidade, pelo que a rigidez, com a profundidade, aumenta mais do que a densidade.
  • As ondas sísmicas podem sofrer desvios, durante o seu percurso, ou serem absorvidas, o que revela a existência de meios de composição diferente, isto é, a Terra é heterogénea.
  • Existem superfícies de descontinuidade reveladas pela modificação do comportamento das ondas sísmicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário