segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sistema Digestivo nos Equinodermes




Os equinodermos têm sistema digestivo comple­to, com a boca situada, em geral, no centro da região vol­tada para o substrato (face oral) e o ânus, no centro da região oposta (face aboral).

No ouriço-do-mar, a boca é guarnecida por cinco dentes calcários fortes e afiados li­gados a uma estrutura de apoio, composta de uma arma­ção de ossículos e músculos, amada lanterna-de-aristóteles.

O tubo digestivo é formado por um esófago curto, pelo estômago e pelo intestino que se abre no ânus

O alimento dos ouriços-do-mar consiste de algas marinhas, pequenos animais e detritos orgânicos. Após ser triturado pelos dentes calcários, o alimento passa para o estômago e intestino, onde é digerido por enzimas secretadas pelas células intestinais. Ocorre, assim, di­gestão extracelular, e os produtos úteis são absorvidos pelas células da parede intestinal.

As estrelas-do-mar são carnívoras, alimentando-se de corais, anémonas, outros equinodermos e moluscos. Certas estrelas-do-mar são capazes de abrir conchas de bivalves, graças à adesão dos pés ambulacrais e à força da musculatura de seus braços. Ao encontrar alimento, elas evertem o estômago, fazendo-o sair pela boca e entrar em contato direto com a presa, secretando diretamente so­bre ela muco e enzimas. Estas são produzidas em estruturas glandulares bem desenvolvidas, os cecos gástricos, em número de cinco pares, dispostos ao longo de cada um dos braços.

Depois de algum tempo, o estômago é recolhido, juntamente com o alimento semidigerido. Com­pletada a digestão, os resíduos são geralmente elimina­dos pela própria boca, pois o intestino e o ânus das estre­las-do-mar são pouco funcionais.
Nos ofiuróides (serpentes-do-mar) o sistema digestivo é bastante simplificado, resumindo-se a um estô­mago de fundo cego. Nesses animais, o intestino e o ânus regrediram e desapareceram.

Em todos os equinodermos, os produtos da diges­tão são absorvidos pelas células do tubo digestivo e passam para a cavidade celômica, de onde se distri­buem por todo o corpo. Não há sistema circulatório.


Sem comentários:

Enviar um comentário