segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Célula Procariótica - Bactérias

De um modo geral, as bactérias desen­volvem-se em ambientes hipotónicos (meios de cultura, organismos infectados, águas de rios, lagos, etc.) que causariam a lise das células, se não fosse a presença de uma parede celular, mecanicamente resistente, que rodeia e protege o protoplasto.
Para além de constituir o prin­cipal suporte mecânico da célula e de lhe conferir estabilidade, a parede celular actua como uma barreira física perante uma varie­dade de agentes potencialmente nocivos e é responsável pelas diferentes formas encon­tradas nas bactérias (esférica, em bastonete, em espiral e outras). Bactérias do género Thermoplasma, Mycoplasma, fitoplasmas e formas L não possuem parede celular.
A parede celular das bactérias, até certo ponto equivalente à parede das células ve­getais, possui componentes que são únicos e exclusivos da célula procariótica. Pode apre­sentar aspectos diferentes relativamente à sua ultrastrutura e composição química, admitindo-se essas diferenças como responsáveis pelo seu comportamento face à coloração de Gram.
Esta técnica, usada há mais de um século pelos microbiologistas, permite distinguir os dois principais grupos bacterianos em microscopia óptica. De acordo com a coloração apresentada face ao método de Gram (método de coloração diferencial) as bactérias dividem-se em bac­térias de Gram-positivo e de Gram-negativo.

Fonte : Biologia Celular e Molecular - Carlos Azevedo. LIDEL

Sem comentários:

Enviar um comentário