segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Membrana Plasmática

As membranas biológicas são constituídas por bicamadas finas (6-9 nm de espessura) de lípidos onde se intercalam proteínas.
Os fosfolípidos são as moléculas lipídicas mais numerosas da membrana, as quais se organizam, devido à sua natureza antipática, em duas camadas que impedem a passagem de água. Para além de incluir quatro tipos de fosfolípidos (fosfatidilcolina, esfingomielina, fosfatidilserina e fosfatidiletanolamina), os lípidos da membrana compreendem também moléculas de colesterol e glicolípidos.
Embora cor­respondam, habitualmente, a menos de 5% do total das moléculas das membranas, as proteínas são responsáveis pela maioria das suas funções biológicas.
Consoante a sua topografia na membrana, as proteínas podem ser integrais, quando atravessam o plano hidrofóbico da bicamada, ou periféricas, quando se encontram associadas a apenas um dos folhetos da bicamada.
Todos os componentes membranares estão sujeitos a movimentos de rotação e lateralidade no plano da membrana, formando um "mosaico fluido", podendo ainda as moléculas de colesterol e, mais raramente, os fosfolípidos saltarem entre os dois folhetos da bicamada (movimento de flip-flop).
Nas células eucarióticas, as membranas separam, topograficamente, vários compartimentos intracelulares de grande plasticidade, a qual se traduz, nomeadamente, pela formação e fusão de vesículas. Devido a interacções intramembranares ou com o citoesqueleto, as proteínas podem formar domínios na membrana, nos quais estas moléculas se encontram em maior concentração ou se constituem em arranjos geométricos peculiares.

Fonte: Biologia Celular e Molecular - Carlos Azevedo. LIDEL

Sem comentários:

Enviar um comentário