quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Constituintes básicos dos seres vivos

A água é o suporte físico da vida e as suas propriedades físico-químicas condicionam os processos biológicos celulares. A água líquida cobre 3/4 da superfície terrestre e proporciona um meio reacional nem demasiado fugaz (como o estado gasoso), nem demasiado imóvel (como o estado sólido). É o suporte em que, com mais probabilidade, a química natural pode evoluir até à formação de sistemas tão complexos como os seres vivos.

As proteínas são as macromoléculas mais abundantes da Natureza, sendo essenciais para a vasta maioria dos processos bioquímicos subjacentes à vida. Existem vários milhões de proteínas nos sistemas biológicos, que apresentam formas, dimensões e funções diferentes. As unidades base de todas as proteínas são vinte aminoácidos, os quais se encontram unidos por ligações peptídicas para formarem cadeias mais ou menos longas às quais se dá o nome de cadeias polipétídicas.

Os glúcidos (glícidos), são vulgaremente designados por "açúcares" ou hidratos de carbono. São em geral sólidos brancos, doces e solúveis na água. Os mais simples são moléculas com apenas três átomos de carbono enquanto que os mais complexos se formam por polimerização de glúcidos mais pequenos, constituindo por vezes macromoléculas.
As funções principais dos glúcidos encontram-se relacionadas com a obtenção e a reserva de energia em quase todos os seres vivos, mas também servem de suporte estrutural em plantas, animais e alguns microrganismos. Existem moléculas derivadas de glúcidos que são importantes para a química biológica de muitos seres vivos.


Ao contrário do que acontece nos outros três grupos principais de moléculas biológicas (glúcidos, prótidos e ácidos nucleicos), não existe um padrão estrutural na globalidade das moléculas biológicas que se classificam como lípidos. O fator comum às moléculas normalmente reconhecidas como lípidos é a sua insolubilidade em água, devida ao predomínio das regiões apolares, sobretudo alifáticas, na sua estrutura molecular.
Os lípidos ocupam um lugar de destaque no metabolismo energético e sintético da célula, nomeadamente através dos ácidos gordos e dos tepenos. Outras classes de lípidos têm também atividade fisiológica determinante, como as hormonas esteróides. Por outro lado, as fronteiras que definem as células e os seus compartimentos interiores, as membranas celulares, são constituídas basicamente a partir dos lípidos complexos e muita da vida da célula é condicionada pela sua natureza.

Fonte : Bioquímica - Organização molecular da vida. LIDEL


Sem comentários:

Enviar um comentário