segunda-feira, 14 de março de 2011

Sistema Digestivo do Tubarão

O sistema digestivo dos tubarões é completo.
Nos tubarões, a boca é guarnecida por fileiras de dentes pontiagudos, de estrutura semelhante à das esca­mas placóides. Os dentes implantam-se na derme, so­bre a estrutura cartilaginosa do arco maxilar e da man­díbula, e são substituídos continuamente. Embora a maioria dos condrictes seja carnívora, pelo menos uma espécie, popularmente conhecida como tubarão-baleia, alimenta-se de plâncton.

À boca segue-se a faringe, que apresenta de 5 a 7 pares de fendas branquiais laterais. Um par de fen­das branquiais modificadas forma canais de comunica­ção entre a faringe e o meio externo, os chamados espiráculos. O alimento passa da faringe para um esó-fago curto, que leva ao estômago curvo, onde tem iní­cio a digestão.

A massa alimentar passa para o intestino, onde há uma estrutura denominada válvula espiral. Ao que tudo indica, a função da válvula espiral é retar­dar o trânsito dos alimentos, dando mais tempo à di­gestão, além de aumentar a área intestinal de absor­ção de nutrientes

Há duas glândulas acessórias ao sistema diges­tivo, o fígado e o pâncreas, que lançam suas secre­ções no intestino. A digestão é completamente extracelular e os nutrientes são absorvidos através da parede intestinal, de onde passam para os vasos sanguíneos e são distribuídos a todo o corpo. A porção terminal do intestino forma a cloaca, onde se abrem os condutos dos sistemas reprodutor e urinário. A cloaca comunica-se com o exterior pelo ânus, que se abre perto da cau­da.

Fonte do Texto e Imagem : Amabis e Martho. Moderna

Sem comentários:

Enviar um comentário