segunda-feira, 14 de março de 2011

Ciclo de Calvin


  • O ciclo de Calvin inicia-se pela combinação de dióxido de carbono com um composto de cinco átomos de carbono - ribulose difosfato (RuDP) -, originando um composto instável com seis átomos de car­bono. Este composto desdobra-se imediatamente em duas moléculas com três átomos de carbono - ácido fosfoglicérico (PGA).

  • O ácido fosfoglicérico é fosforilado pelo ATP e reduzido pelo NADPH, dando origem ao aldeído fosfoglicérico (PGAL).

  • O aldeído fosfoglicérico vai seguir dois caminhos diferentes: uma parte vai regenerar a ribulose monofosfato, o resto é utilizado para diversas sínteses no estroma, entre as quais se destaca a sín­tese de glicose.

  • Por cada seis moléculas de dióxido de carbono que entram no ciclo, formam-se doze moléculas de PGAL, das quais dez vão rege­nerar a ribulose, restando duas para formar, por exemplo, uma molécula de glicose. Neste conjunto de reacções são utilizadas dezoito moléculas de ATP (três por cada ciclo) e doze moléculas de NADPH (duas por cada ciclo).

Podem sintetizar-se as reacções do ciclo de Calvin do seguinte modo:



As reacções desta fase da fotossíntese dão-se no estroma do cloroplasto, pois é aí que se encontram as enzimas que as catalisam.


 


Sem comentários:

Enviar um comentário